Hoje vou ensinar como fazer efeito zumbi, mas venho mostrar também como trabalhar as camadas no The Gimp e os efeitos que podem surgir. Vamos lá!!!
Primeiramente eu escolhi estas imagens para o meu trabalho hoje:
O Dr House que será o zumbi
A imagem de um cranio que será a estrutura ossea do nosso zumbi
E esse concreto desgastado que será os ferimentos do nosso zumbi
Primeiro passo é abrir a foto do Dr House no Gimp, para isso vá em Arquivo > Abrir, localize o local onde salvou a foto e clique em Abrir
Agora iremos abrir a imagem do cranio, será diferente da imagem do Dr. House, para abrirmos o cranio utilizaremos o seguinte caminho Arquivo> Abrir como Camadas
Observe na imagem acima que indiquei o caminho para abrir o cranio e que na área das camadas do nosso lado direito se encontra as duas camadas abertas, a do Dr. House e do Cranio, note ainda que o cranio se encontra acima do dr House, teremos que mudar isso, o cranio tem que ficar abaixo do dr. House para isto basta clicar na camada do cranio e arrastar para abaixo do Dr. House
Olhe do lado direito e observe que a camada do cranio se encontra abaixo da camada do Dr. House, agora iremos selecionar a camada do Dr. House e reduzir a opacidade dele para que podemos alinhar o cranio corretamente no seu rosto, já que o cranio será a parte ossea do nosso zumbi
Note que conseguimos visualizar o cranio e observe do lado direito que a camada do Dr. House está selecionada e que sua opacidade foi reduzida, agora precisamos acertar o cranio, para isso vamos ter que Redimensionar o seu tamanho e alinha-lo ao rosto do Dr. House, utilizaremos duas ferramentas básicas nesse processo a ferramenta Redimensionar e a ferramenta Mover, para isso agora precisamos selecionar a camada do cranio
Do lado esquerdo vocês podem ver como é a ferramenta Redimensionar, podem ver que o cranio foi reduzido apesar de no fundo vermos ele no tamanho original, mas na hora que clicarmos no botão redimensionar ele será reduzido de tamanho, vejam também a caixa de dialogo redimensionar e do lado direito observem que a camada do cranio esta selecionada, agora iremos movimenta-la e alinharemos ela ao rosto do Dr. House
Notem que o cranio foi alterado para o tamanho da imagem, notem que o sublinhado amarelo desapareceu, isso ocorreu justamente pela alteração que fizemos na camada
Agora iremos provocar os ferimento no Dr. House, para isso iremos abrir a imagem do concreto desgastado, para fazer isso iremos seguir o mesmo caminho do cranio, Arquivo > Abrir como Camadas, notem que a camada do concreto está acima da camada do Dr. House, iremos mante-la deste modo.
Notem que o desgaste de concreto é maior que a camada do Dr. House, iremos redimensiona-lo para que fique menor, uma observação que gostaria de fazer é que não podemos pegar imagens de tamanhos menores e redimensiona-las para tamanhos maiores, pois o resultado final não será bom, a nossa imagem irá ficar desfocada, agora irei reduzir o seu tamanho para poder causar o efeito de ferimento.
Temos que alinhar o concreto deste modo, porque os ferimentos será ocasionados na parte de cima do rosto, agora com a camada do concreto selecionado iremos mudar o seu modo, observem no gimp do lado direito na parte de cima das camadas se encontra o Modo, notem que esta normal iremos altera-lo para super exposição
Como no cranio vejam que a camada esta demarcada, iremos alterar o seu tamanho para o da imagem, mas antes disso iremos alinha-la mais abaixo no rosto, para isso selecione a ferramenta mover
Notem que o ferimento foi alinhado mais abaixo e foi alinhado para o tamanho da imagem, agora notem que ele ficou muito superficial, iremos mudar isso, iremos fixa-lo mais ao rosto para que pareça mais realista, para fazermos isso iremos utilizar a mascara de camada, clique com o botão direito na camada de concreto e vá até adicionar mascara a camada
Aberta a caixa de dialogo Adicionar Mascara a Camada selecione a opção Branca (opacidade total)
e clique em adicionar
Notem do lado direito, na camada do concreto foi adicionada uma camada em branca junto com ela, esta é a mascara
Agora iremos realizar as alterações nos ferimentos para deixa-los mais realistas, iremos utilizar a ferramenta pincel e na caixa de cores deixe a cor preta marcada,
Os caminhos estão destacados em vermelho, agora vou aplicar o efeito a imagem, reparem bem, esse efeito é muito interessante, mas antes de aplicarmos ele vamos fazer algumas alterações, no tamanho do pincel e na sua opacidade.
Agora segure o ponteiro do mouse e vai passando pelas bordas para podermos tirar a demarcação da camada, se repararem bem na foto perceberam que os ferimentos se encontram na forma quadrada, agora quando passarmos o pincel sobre as suas bordas isso irá mudar notem o antes e o depois nas imagens abaixo
Se observarem as duas imagens acima notaram a diferença, foquem bem na ilusão da ferida, percebam que a foto de cima vemos bem a parte quadrada da ferida, já na imagem de baixo a ferida aparenta estar mais incorporada a imagem dando assim uma forma mais realista. O próximo passo será feito no cranio, mas antes de começarmos precisamos esconder as duas camadas que são os ferimentos e o Dr. House e deixar visível somente o cranio, para isso vamos clicar nos "olhos" que se encontram na frente das camadas.
Reparem nas figuras acima, a primeira figura esta com todas as camadas vísiveis, ja na segunda figura somente a camada do cranio esta visível e é assim que iremos trabalhar
A camada do cranio tem que estar selecionada e agora iremos usar uma ferramenta chamada "Sub/Super exposição
Esta ferramenta que esta destacada em vermelho é a que iremos utilizar para este trabalho, para realizarmos o trabalho no cranio iremos mudar a sua configuração, teremos que mudar de Sub Exposição para Super Exposição, para entender a diferença a Sub Exposição clareia a imagem, já a Super Exposição escurece a imagem
Vejam como tem que estar a configuração da ferramenta na figura acima, o passo a ser realizado agora será escurecer partes do cranio para podermos dar a ilusão de que ele foi exposto naquele momento, vamos dar um tipo de envelhecimento a ele
O cranio tem que ficar como na figura abaixo, vejam que escurecemos um dos olhos e o lado direito do cranio, agora iremos trabalhar no Dr. House, iremos criar a ilusão de o cranio estar sendo exposto para isso iremos selecionar a camada do Dr. House, aplicaremos a mascara de camada branca nele e utilizaremos a ferramenta pincel mais uma vez e vocês irão ver a verdadeira magia.
1° Visualize as três camadas, selecione a camada do Dr. House, clica com o botão direito sobre a camada e adicione a mascara de camada branca.
Olhem as figuras abaixo e reparem que na primeira esta selecionada a camada do Dr. House,
Na segunda figura já cliquei com o botão direito sobre a camada e fui até adicionar mascara a camada
Na terceira camada demonstra a caixa de dialogo, basta selecionar Branco (opacidade total) e clicar em adicionar
E por fim a ultima figura já mostra a mascara da camada adicionada a camada
2° Passo iremos selecionar a ferramenta pincel, regularemos o seu tamanho, a sua opacidade e passaremos sobre a imagem do Dr. House
Reparem na figura acima que na caixa de cores a cor preta esta sobre a cor branca, iremos manter deste modo, reduzi a opacidade para menos da metade e aumentei o pouco o seu tamanho agora iremos passar sobre a face do Dr. House. Começaremos o efeito no olho do Dr. House
Comece passando o pincel sobre o olho do lado direito, reparem que já podemos ver parte do cranio, na figura abaixo eu já terminei te passar o pincel expondo totalmente o lado direito do cranio
Agora iremos fazer o olho do lado direito aparecer, esse truque é muito simples, para realizar utilizaremos a ferramenta pincel normalmente a unica mudança que iremos fazer é na caixa de cores que iremos inverter, colocaremos a cor branca como cor de frente e a cor preta como cor de fundo
Reparem que a cor branca esta como cor de frente e a cor preta como cor de fundo, isso acontece porque a mascara da camada é branca, sendo assim se utilizarmos o pincel na cor branca recuperamos partes da camada que foram apagadas, basta passar o pincel sobre o local e recuperamos onde foi apagado ou melhor preenchido com a camada que esta por baixo
Vejam como tua imagem tem que ficar na tua montagem, reparem que o olho surgiu no meio do cranio, agora iremos causar mais uns ferimentos no nosso zumbi
Para criarmos um ferimento no nosso zumbi vai na primeira camada, clique com o botão direito sobre ela e vá em Duplicar Camada
Reparem que o ferimento do lado direito do rosto ficou bem mais acentuado, agora iremos mover este ferimento para a parte do rosto que queremos, para isso utilizaremos a ferramenta Mover e deixaremos a parte Mover camada atual marcada
Agora iremos arrastar esta parte da camada para outra parte do rosto do nosso zumbi, eu escolhi a parte debaixo, perto da boca
Agora iremos até o meun camadas e selecionar camada para o tamanho da imagem
No final o meu zumbi ficara desta forma
Vocês podem utilizar outras mudanças na tua imagem para deixar seu zumbi mais assustador
Este é o resultado final da nossa montagem. Como vocês podem ver este programa consegue fazer grandes efeitos nas tuas fotos, espero que tenham gostado desta montagem e deste tutorial qualquer duvide deixe nos comentários, logo abaixo vou estar disponibilizando o video de onde eu tirei esta montagem, bem é isso ai pessoal até mais para novos tutoriais. Abraços!!!!
Excelente! Era justo o que procurava! Parabéns pelo tutorial ! Muito bem feito!
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