segunda-feira, 21 de março de 2016

Efeito de Zumbi no The Gimp

Olá pessoal, venho demonstrar mais um tutorial que achei muito interessante, vou mostrar para vocês os efeitos fantásticos que os editores de imagem podem criar em nossas fotos, como sou muito fã do The Gimp, este programa que encontrei por acaso na internet já faz algum tempo, nesse tutorial não poderia ser diferente, tenho que realmente fazer com o Gimp, um programa fantastico e totalmente gratuito.
Hoje vou ensinar como fazer efeito  zumbi, mas venho mostrar também como trabalhar as camadas no The Gimp e os efeitos que podem surgir. Vamos lá!!!
Primeiramente eu escolhi estas imagens para o meu trabalho hoje:

O Dr House que será o zumbi





 A imagem de um cranio que será a estrutura ossea do nosso zumbi



E esse concreto desgastado que será os ferimentos do nosso zumbi




Primeiro passo é abrir a foto do Dr House no Gimp, para isso vá em Arquivo > Abrir, localize o local onde salvou a foto e clique em Abrir


Agora iremos abrir a imagem do cranio, será diferente da imagem do Dr. House, para abrirmos o cranio utilizaremos o seguinte caminho Arquivo> Abrir como Camadas


Observe na imagem acima que indiquei o caminho para abrir o cranio e que na área das camadas do nosso lado direito se encontra as duas camadas abertas, a do Dr. House e do Cranio, note ainda que o cranio se encontra acima do dr House, teremos que mudar isso, o cranio tem que ficar abaixo do dr. House para isto basta clicar na camada do cranio e arrastar para abaixo do Dr. House


Olhe do lado direito e observe que a camada do cranio se encontra abaixo da camada do Dr. House, agora iremos selecionar a camada do Dr. House e reduzir a opacidade dele para que podemos alinhar o cranio corretamente no seu rosto, já que o cranio será a parte ossea do nosso zumbi


Note que conseguimos visualizar o cranio e observe do lado direito que a camada do Dr. House está selecionada e que sua opacidade foi reduzida, agora precisamos acertar o cranio, para isso vamos ter que Redimensionar o seu tamanho e alinha-lo ao rosto do Dr. House, utilizaremos duas ferramentas básicas nesse processo a ferramenta Redimensionar e a ferramenta Mover, para isso agora precisamos selecionar a camada do cranio



Do lado esquerdo vocês podem ver como é a ferramenta Redimensionar, podem ver que o cranio foi reduzido apesar de no fundo vermos ele no tamanho original, mas na hora que clicarmos no botão redimensionar ele será reduzido de tamanho, vejam também a caixa de dialogo redimensionar e do lado direito observem que a camada do cranio esta selecionada, agora iremos movimenta-la e alinharemos ela ao rosto do Dr. House


Vejam que o cranio esta menor para podermos alinharmos ele ao rosto do Dr. House, observem a ferramenta Mover e notem que mais abaixo eu deixei selecionada a opção Mover Camada Atual, assim moveremos somente o cranio, agora iremos alinhar o cranio ao rosto, teremos que alinhar o olho, o nariz e a boca.



Observem na figura acima que o cranio esta alinhado ao rosto do Dr. House, você tem que fazer todas alterações para que fique deste modo. Agora iremos voltar a opacidade da camada do Dr. House para 100%, notem que a camada cranio esta demarcando a imagem do Dr. House, esta demarcação é notada pelo sublinhado em amarelo em volta do rosto da foto, para isso ser organizado vá em Camadas > Camada para o tamanho da imagem


Notem que o cranio foi alterado para o tamanho da imagem, notem que o sublinhado amarelo desapareceu, isso ocorreu justamente pela alteração que fizemos na camada


 Agora iremos provocar os ferimento no Dr. House, para isso iremos abrir a imagem do concreto desgastado, para fazer isso iremos seguir o mesmo caminho do cranio, Arquivo > Abrir como Camadas, notem que a camada do concreto está acima da camada do Dr. House, iremos mante-la deste modo.



Notem que o desgaste de concreto é maior que a camada do Dr. House, iremos redimensiona-lo para que fique menor, uma observação que gostaria de fazer é que não podemos pegar imagens de tamanhos menores e redimensiona-las para tamanhos maiores, pois o resultado final não será bom, a nossa imagem irá ficar desfocada, agora irei reduzir o seu tamanho para poder causar o efeito de ferimento.


Temos que alinhar o concreto deste modo, porque os ferimentos será ocasionados na parte de cima do rosto, agora com a camada do concreto selecionado iremos mudar o seu modo, observem no gimp do lado direito na parte de cima das camadas se encontra o Modo, notem que esta normal iremos altera-lo para super exposição 


Como no cranio vejam que a camada esta demarcada, iremos alterar o seu tamanho para o da imagem, mas antes disso iremos alinha-la mais abaixo no rosto, para isso selecione a ferramenta mover


Notem que o ferimento foi alinhado mais abaixo e foi alinhado para o tamanho da imagem, agora notem que ele ficou muito superficial, iremos mudar isso, iremos fixa-lo mais ao rosto para que pareça mais realista, para fazermos isso iremos utilizar a mascara de camada, clique com o botão direito na camada de concreto e vá até adicionar mascara a camada



Aberta a caixa de dialogo Adicionar Mascara a Camada selecione a opção Branca (opacidade total)
e clique em adicionar


Notem do lado direito, na camada do concreto foi adicionada uma camada em branca junto com ela, esta é a mascara 


Agora iremos realizar as alterações nos ferimentos para deixa-los mais realistas, iremos utilizar a ferramenta pincel e na caixa de cores deixe a cor preta marcada,


Os caminhos estão destacados em vermelho, agora vou aplicar o efeito a imagem, reparem bem, esse efeito é muito interessante, mas antes de aplicarmos ele vamos fazer algumas alterações, no tamanho do pincel e na sua opacidade.


Agora segure o ponteiro do mouse e vai passando pelas bordas para podermos tirar a demarcação da camada, se repararem bem na foto perceberam que os ferimentos se encontram na forma quadrada, agora quando passarmos o pincel sobre as suas bordas isso irá mudar notem o antes e o depois nas imagens abaixo



Se observarem as duas imagens acima notaram a diferença, foquem bem na ilusão da ferida, percebam que a foto de cima vemos bem a parte quadrada da ferida, já na imagem de baixo a ferida aparenta estar mais incorporada a imagem dando assim uma forma mais realista. O próximo passo será feito no cranio, mas antes de começarmos precisamos esconder as duas camadas que são os ferimentos e o Dr. House e deixar visível somente o cranio, para isso vamos clicar nos "olhos" que se encontram na frente das camadas.




Reparem nas figuras acima, a primeira figura esta com todas as camadas vísiveis, ja na segunda figura somente a camada do cranio esta visível e é assim que iremos trabalhar


A camada do cranio tem que estar selecionada e agora iremos usar uma ferramenta chamada "Sub/Super exposição


Esta ferramenta que esta destacada em vermelho é a que iremos utilizar para este trabalho, para realizarmos o trabalho no cranio iremos mudar a sua configuração, teremos que mudar de Sub Exposição para Super Exposição, para entender a diferença a Sub Exposição clareia a imagem, já a Super Exposição escurece a imagem


Vejam como tem que estar a configuração da ferramenta na figura acima, o passo a ser realizado agora será escurecer partes do cranio para podermos dar a ilusão de que ele foi exposto naquele momento, vamos dar um tipo de envelhecimento a ele



O cranio tem que ficar como na figura abaixo, vejam que escurecemos um dos olhos e o lado direito do cranio, agora iremos trabalhar no Dr. House, iremos criar a ilusão de o cranio estar sendo exposto para isso iremos selecionar a camada do Dr. House, aplicaremos a mascara de camada branca nele e utilizaremos a ferramenta pincel mais uma vez e vocês irão ver a verdadeira magia.

1° Visualize as três camadas, selecione a camada do Dr. House, clica com o botão direito sobre a camada e adicione a mascara de camada branca.

Olhem as figuras abaixo e reparem que na primeira esta selecionada a camada do Dr. House,


Na segunda figura já cliquei com o botão direito sobre a camada e fui até adicionar mascara a camada




Na terceira camada demonstra a caixa de dialogo, basta selecionar Branco (opacidade total) e clicar em adicionar


E por fim a ultima figura já mostra a mascara da camada adicionada a camada




2° Passo iremos selecionar a ferramenta pincel, regularemos o seu tamanho, a sua opacidade e passaremos sobre a imagem do Dr. House



Reparem na figura acima que na caixa de cores a cor preta esta sobre a cor branca, iremos manter deste modo, reduzi a opacidade para menos da metade e aumentei o pouco o seu tamanho agora iremos passar sobre a face do Dr. House. Começaremos o efeito no olho do Dr. House


Comece passando o pincel sobre o olho do lado direito, reparem que já podemos ver parte do cranio, na figura abaixo eu já terminei te passar o pincel expondo totalmente o lado direito do cranio


Agora iremos fazer o olho do lado direito aparecer, esse truque é muito simples, para realizar utilizaremos a ferramenta pincel normalmente a unica mudança que iremos fazer é na caixa de cores que iremos inverter, colocaremos a cor branca como cor de frente e a cor preta como cor de fundo



Reparem que a cor branca esta como cor de frente e a cor preta como cor de fundo, isso acontece porque a mascara da camada é branca, sendo assim se utilizarmos o pincel na cor branca recuperamos partes da camada que foram apagadas, basta passar o pincel sobre o local e recuperamos onde foi apagado ou melhor preenchido com a camada que esta por baixo


Vejam como tua imagem tem que ficar na tua montagem, reparem que o olho surgiu no meio do cranio, agora iremos causar mais uns ferimentos no nosso zumbi
Para criarmos um ferimento no nosso zumbi vai na primeira camada, clique com o botão direito sobre ela e vá em Duplicar Camada



Reparem que o ferimento do lado direito do rosto ficou bem mais acentuado, agora iremos mover este ferimento para a parte do rosto que queremos, para isso utilizaremos a ferramenta Mover e deixaremos a parte Mover camada atual marcada


Agora iremos arrastar esta parte da camada para outra parte do rosto do nosso zumbi, eu escolhi a parte debaixo, perto da boca


Agora iremos utilizar o pincel para retirarmos parte da cama que não queremos que apareça na nossa imagem, selecionei a parte mais visivel do ferimento, isso fica a critério de vocês



Agora iremos até o meun camadas e selecionar camada para o tamanho da imagem


No final o meu zumbi ficara desta forma


Vocês podem utilizar outras mudanças na tua imagem para deixar seu zumbi mais assustador


Este é o resultado final da nossa montagem. Como vocês podem ver este programa consegue fazer grandes efeitos nas tuas fotos, espero que tenham gostado desta montagem e deste tutorial qualquer duvide deixe nos comentários, logo abaixo vou estar disponibilizando o video de onde eu tirei esta montagem, bem é isso ai pessoal até mais para novos tutoriais. Abraços!!!!




Um comentário:

  1. Excelente! Era justo o que procurava! Parabéns pelo tutorial ! Muito bem feito!

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